CRITÉRIOS


CLASSIFICAÇÃO DOS CONTEÚDOS CHECADOS 

 

#Fake

Usada para marcar conteúdos falsos que buscam basicamente desinformar e enganar

#ÉBOMBA #NÃOCOMPARTILHE

 

#Vacilou

Notícias veiculadas em sites que não apresentam fatos comprovados. Aquelas que se enquadram em "achismo" ou apenas hipóteses, mas que são entregues como fato.

#PARE #NÃOCOMPARTILHE

 

#Então...

As marcações que apresentarem esta tag são um sinal de alerta. Atenção! Estamos aqui para mostrar o que é fato e o que não é.

#ATENÇÃO #VALECOMPARTILHAR?

 

#NaMosca

Informações confiáveis, conteúdos elaborados a partir de fontes citadas e confirmadas. Aprecie e compartilhe sem moderação.

#SIGA #COMPARTILHE

 

 


 

As checagens realizadas obedecem a critérios estabelecidos pela Iniciativa Aruana, que consistem, resumidamente, em cinco etapas: observação, seleção, busca de fontes, análise e publicação.

- a observação é constante e envolve todos os membros da iniciativa, que visualizam os conteúdos em redes sociais, aplicativos de mensagens e em sites de notícias do Estado de Rondônia;

- a seleção de conteúdo para checagem atende a uma adaptação dos critérios de noticiabilidade (relevância, atualidade, novidade, proximidade, notoriedade e circulação). Quanto maior e mais evidente a presença deste elementos, maior será a elegibilidade do conteúdo para checagem;

- para a realização da busca de fontes, os checadores cruzam as informações presentes no conteúdo com fontes oficiais, especialistas, noticiosas ou mesmo procuram pessoas que possam tratar do tema, de maneira a confirmar, ou não, o que está publicizado;

- a análise do conteúdo é realizada ao cruzar os dados apresentados pela fontes acionadas e o que está expresso no material checado, levando à sua classificação;

- por fim a publicação da checagem no site da iniciativa acontece atendendo a uma estruturação pré-definida de modo a facilitar a apresentação do conteúdo e a explicitação dos dados apurados.

Antes de serem publicados todos os textos com checagens são revisados por dois outros membros da iniciativa, como modo de garantir a qualidade textual e a correção das informações apresentadas.